Process Modeler é uma ferramenta para criação de fluxogramas, mapas mentais e diagramas em geral. Permite aos usuários organizarem graficamente vários processos e as relações existentes em cada etapa. Essa estruturação é uma maneira eficiente de visualizar um processo como um todo, identificando problemas e apontando a solução para eles.
O programa oferece dois modos de uso (básico e avançado), definidos por meio da opção "Mode", localizada na parte superior do programa.
No primeiro são encontrados objetos simplificados para inclusão de tarefas, processos, decisões, sinais de início e fim do fluxo entre outros.
O modo avançado apresenta as mesmas opções, entretanto, elas contêm subdivisões para deixar o fluxograma personalizado. Por exemplo: ao incluir uma tarefa, você pode definir se essa é uma tarefa relacionada a um serviço, direcionada a um usuário etc. Ao lado de cada ícone existe uma alça, que deve ser aberta para a verificação das demais opções avançadas. Os conectores para ligação, que darão sentido ao fluxo, também estão disponíveis.
A visualização de modelos, processos e todas as relações existentes entre eles pode ser distinguida por cores, deixando a representação gráfica mais detalhada e compreensível. Após a criação dos mapas e fluxos, o projeto pode ser salvo no formato PNG, JPG, BMP, DOC ou PDF.
Algumas novidades da versão 1.3
- Novos elementos para criação dos diagramas
- Inclusão de tipos de atributos
- Agora você pode acrescentar atividades entre dois conectores
- Melhorias nas opções para girar os ícones
- Opções para movimentação dos ícones por meio de atalhos usando o teclado
- Expansão automática das planilhas com os diagramas — permitindo que o tamanho da página se ajuste ao tamanho real do diagrama
- Suporte a exportação dos diagramas nos formatos compatíveis com o Word e PDF
- Opções para desenvolver os diagramas apenas nas cores preto e branco
- Recursos para restaurar as cores originais dos elementos
- Scroll horizontal para navegar pelo diagrama, usando a tecla SHIFT e o mouse
- Alternativas para registrar a versão
Nenhum comentário:
Postar um comentário