Kouzes e Posner fizeram um grande trabalho quando propuseram o seu famoso LPI (Leadership Practices Inventory), entre várias teorias e dicas sobre liderança, eles escrevem sobre as suas dez dicas para melhorar as habilidades de liderança. Isto foi o resultado de um estudo baseado em informações obtidas de vários líderes e coaches ao redor do mundo, onde eles os entrevistavam perguntando sobre como eram as suas experiências como líderes e o que havia lhes ajudado a evoluir nessa disciplina. Depois disso, eles condensaram todas as informações que obtiveram e propuseram essas dez dicas que, se colocadas em prática, em teoria, lhe ajudará a melhorar a sua capacidade de liderança. Veja:
1)Seja seguro de si: Kouzes and Posner mencionam que não há como você liderar demonstrando segurança para com os outros se você não é seguro de si mesmo. Estar seguro de si é um dos fatores mais cruciais para se tornar um líder melhor.
2)Controle suas emoções: Os grandes líderes não são controlados por suas emoções e sabem aplicar muito bem a inteligência emocional.
3)Procure por feedback: Uma das maneiras mais fáceis para se notar algum ponto de melhoria imediato na forma como você lidera seria perguntar, para quem você respeita profissionalmente, por feedback e fazê-lo em 360º, i.e., de baixo para cima, de cima para baixo e para os lados.
4)Tome a iniciativa: Nesta pesquisa, isto é bem claro, os grandes líderes são proativos.
5)Engaje um coach: Aqui eles fazem uma analogia com os esportes. Para ser chegar ao mais alto nível nos esportes, seja ele individual ou coletivo, os atletas têm o suporte de um coach e Kouzes e Posner defendem a ideia que para evoluirmos como líderes nós devemos obter a ajuda profissional de um coach.
6)Estabeleça objetivos e faça um plano: Os grandes líderes estão sempre em evolução, mas para isso é necessário saber antes o que é que necessita de melhoria em suas habilidades de liderança e depois analisam qual é a melhor forma para conseguir esta evolução. Após traçar o objetivo e analisar o contexto, eles fazem um plano de ação para conseguir por em prática este plano de evolução.
7)Pratique, pratique e pratique: Pessoas que praticam mais que outras têm mais chances de se tornarem experts naquilo que praticam mais do que outras que praticam menos.
8)Meça o seu progresso: Após ter estabelecido os seus objetivos e estar executando o seu plano de evolução, de alguma forma é necessário que você meça o seu progresso, para que você saiba se chegou aonde havia planejado ou não. Liderança é um conceito muito subjetivo e medir esse tipo de progresso às vezes é muito difícil.
9)Presenteia-se: Se a mudança de um hábito não é reconhecida possivelmente esse hábito não perdurará o tempo que você gostaria. Você tem que lembrar que atingiu um objetivo. Essa é a ideia.
10)Seja honesto com você mesmo e humilde com os outros: Credibilidade é uma das fundações da liderança e não há como você tê-la se você não é honesto consigo mesmo e nem humilde com os que estão à sua volta.
Fonte: Kouzes, Jim M. e Posner, Barry Z., Leadership Practices Inventory, Pfeiffer, 2003