sexta-feira, 10 de maio de 2013

[Dicas-L] Agenda Livre - IPv6 no Café da Manhã - IPv6 nas Universidades

Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Acompanhe a Dicas-L no twitter

IPv6 no Café da Manhã - IPv6 nas Universidades

Colaboração: Antonio M. Moreiras

Data de Publicação: 10 de Maio de 2013

No dia 28/05, pela manhã, realizaremos, no NIC.br, mais uma edição do evento gratuito IPv6 no Café da Manhã. Buscaremos apresentar e debater a situação atual da implantação do novo protocolo Internet nas universidades brasileiras. Abordaremos tanto a questão do seu uso nas redes acadêmicas, como a questão da inclusão do tema na ementa das disciplinas pertinentes.

Quero convidá-lo(a) e pedir a gentileza de que estenda este convite aos seus contatos, em especial para professores de computação ou redes, técnicos de redes em faculdades ou universidades e estudantes de graduação e pós nessa área. A participação é aberta a todos os interessados.

O evento terá transmissão simultânea para participação remota.

Para participação presencial é necessária a inscrição em http://cursos.ceptro.br/events/view/4 e as vagas são limitadas.

Temos apresentações confirmadas da UFSC, UNICAMP, UNESP e UNIMEP. É possível que tenhamos também uma apresentação da USP (não confirmada ainda).

Quando: 28/05/2013
Presencial - das 8h30 as 12h (com café da manhã)
Transmissão - das 9h as 12h
Presencial (no NIC.br) ou transmissão online

Inscrição

presencial (http://cursos.ceptro.br/events/view/4)
transmissão online: não necessita inscrição prévia

Página Web: http://ipv6.br/cafe

[Dicas-L] Determinando os formatos disponíveis para um vídeo no Youtube

Determinando os formatos disponíveis para um vídeo no Youtube

Colaboração: Paulo Roberto Bagatini

Data de Publicação: 10 de maio de 2013

Para ver que formatos um determinado vídeo no YouTube tem disponível para download:

  $ youtube-dl -F -- -TzUgmmTiQc

Observem que basta usar o código do vídeo, não é necessária a URL inteira.

Isso também vale para os códigos das playlists:

  $ youtube-dl -F PLFCCF1CA488CE29A7

A propósito, o primeiro exemplo enfrenta um comportamento talvez pouco conhecido dos comandos, e o contorna: Foi usado o "--" após o último parâmetro apenas porque o código do vídeo começa com "-", e portanto poderia ser confundido pelo comando com um parâmetro inválido.

Esse "parâmetro" especial "--" também está disponível nos outros comandos/scripts que usam a biblioteca/comando getopt para analisar o array de parâmetros.

Ele é necessário em várias situações, como para apagar um arquivo cujo nome comece com o caracter "-", por exemplo:

  $ rm -arquivo.txt
  rm: opção -- 'a' inválida
  Experimente "rm --help" para mais informações.
 
  $ rm -- -arquivo.txt

Saiba mais
Download de videos do youtube com o software youtube-dl
Youtube-dl - baixe vídeos do youtube e de vários outros portais de vídeos
Youtube-dl - Extração do áudio de vídeos
Youtube-dl - Busca e download de vídeos do youtube
Download em massa do YouTube
Baixar as legendas dos vídeos do Youtube
Baixando o audio dos vídeos do youtube - YAD
Conversão de vídeos do youtube para formato mp4

+ comente esta mensagem

Dicas-L: Uma dica por dia desde 3 de março de 1997
As mensagens da lista Dicas-L são veiculadas diariamente
para 24007 assinantes.
Newsfeed RSS: http://www.dicas-l.com.br/index.xml
Caso não queira mais receber estas mensagens clique aqui.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

[Cisco] Quintas Quinze - A importância do suporte a IPv6 na sua LAN para mantê-la segura


Cisco     Quintas Quinze

Quint@s Quinze
Quinta-feira às 15h
(horário de Brasília)

09 de maio de 2013

Registre-se já
Quintas Quinze
Compartilhar esse:  Twitter
 
 
 

 

Felipe Vidal,

Você sabe como manter-se atualizado em tecnologia?

Participe do Quint@s Quinze, o primeiro webcast semanal de tecnologia pela internet. Saiba das principais novidades e tendências do mercado com os especialistas da Cisco & convidados.

A cada semana, um novo tema relevante sobre soluções e aplicações em negócios.

Tema desta semana: A importância do suporte a IPv6 na sua LAN para mantê-la segura

Dia: 09 de maio de 2013 Quinta-feira
Hora: 15:00h (horário de Brasília)

A grande maioria dos sistemas operacionais utilizados nas empresas hoje suporta IPv6, e o prefere em relação ao IPv4 caso possuam conectividade em ambos os protocolos.

Desta forma, mesmo que a sua rede não possua suporte a IPv6, os seus hosts já podem utilizar este protocolo para comunicação entre eles na sua rede local.

Esta sessão ajudará a entender as implicações de segurança que este suporte pode trazer, e como mitigar estes riscos através de funcionalidades fundamentais para IPv6 na infraestrutura de Switching de sua empresa.

Registre-se já

Participe: toda Quinta às Quinze horas. áudio, vídeo e imagens compartilhadas em um espaço Web 2.0, além de chat para perguntas e respostas. Vagas limitadas.

Clique aqui para conferir a agenda dos próximos ou então assistir as edições anteriores.

 

Igor Giangrossi

Igor GiangrossiEngenheiro Consultor do grupo de Arquiteturas da Cisco do Brasil, atua em projetos de redes fixas e móveis para operadoras no mercado nacional. Possui 17 anos de experiência no mercado de redes e telecomunicações em diversas posições no Brasil e América Latina, sendo os últimos 10 anos exclusivamente dedicados ao mercado de operadoras. Igor é formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá e certificado CCIE Service Provider.



Cisco


Perfil e Cadastro Descadastrar Aprovar Remetente Política de Privacidade
Atualize seu perfil, preferências de email ou assinaturas de newsletters. Descadastre-se das comunicações da Cisco. Você também pode responder a este email com a palavra "Remover" no assunto. Assegure-se que nossos emails cheguem em sua caixa de entrada. Leia nossa política de privacidade.
Você recebeu este e-mail porque se inscreveu para receber comunicados da Cisco em felipevid@gmail.com.
Copyright © 2012, Cisco Systems, Inc. Todos os direitos reservados. Cisco, o Cisco logo e Cisco Systems são marcas registradas da Cisco Systems, Inc. e/ou são afiliados nos Estados Unidos e outros países.
Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman Drive, San Jose, California 95134 ATTN: Corporate Marketing (SJC08/3/4)

[Dicas-L] Novidades versão 2.5.1 Expresso

Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Descadastramento

Acompanhe a Dicas-L no twitter

Novidades versão 2.5.1 Expresso

Colaboração: Vacy Alvaro

Data de Publicação: 08 de maio de 2013

Na versão 2.5.1 do Expresso recém-lançada na comunidade e disponível na seção de downloads do site promete facilitar (e muito) a vida dos usuários na hora de acompanhar a execução de atividades e tarefas. Antes era preciso abrir cada um desses compromissos de maneira independente só para visualizar o status.

No novo modo de exibição, as tarefas e atividades (diárias, mensais e semanais) estão dispostas no calendário da interface principal da Agenda. Bolinhas (com variações de cores) apontam o status de execução da tarefa ou atividade correspondente.

Saiba mais

Criando filtros de mensagens no Expresso 2.5.1 Alpha

A versão 2.5.1 Alpha do Expresso, recém-lançada na comunidade traz uma série de melhorias e novas funcionalidades. Entre elas, está a possibilidade de criar filtros a partir de uma mensagem. A alternativa deve trazer uma economia de tempo considerável ao usuário, eliminando várias etapas no processo.

Até então o usuário precisava se deslocar com o mouse até a opção de Criar Filtro presente no menu Ferramentas e criar um filtro informando manualmente os dados da mensagem, para que as mensagens semelhantes sejam filtradas e sofram as ações definidas pelo usuário.

O procedimento é simples e dividido em três passos.

Saiba mais

Quer anexar mensagens no Expresso? Basta arrastar e soltar!

A versão 2.5.1 Alpha do Expresso está disponível para testes na seção de downloads do site do Expresso Livre (http://goo.gl/Dp1jC). Entre as melhorias da suíte, destaque para a nova e bem mais fácil - maneira de anexar mensagens, com o recurso de drag-and-drop (arrastar e soltar).

Agora, além da possibilidade de anexar mensagens através do botão Anexar Mensagem presente na tela de composição de uma mensagem, é possível também arrastar uma mensagem aberta em leitura para dentro de uma mensagem em composição, anexando-a automaticamente.

Com a nova funcionalidade, o usuário ganha em facilidade e na economia de tempo (e de cliques)! Confira mais detalhes

+ comente esta mensagem

Dicas-L: Uma dica por dia desde 3 de março de 1997
As mensagens da lista Dicas-L são veiculadas diariamente
para 24010 assinantes.
Newsfeed RSS: http://www.dicas-l.com.br/index.xml
Caso não queira mais receber estas mensagens clique aqui.

GTD em 20 minutos

GTD em 20 minutos

Este artigo é indicado para pessoas que estejam a entrar em contacto com o sistema GTD pela primeira vez. Resume algumas das principais ideias chave do funcionamento de GTD, não sendo no entanto uma solução para se entender e aprender a praticar GTD.

Traduzido e adaptado do original "Book summary: 10 Big ideas from 'Getting Things Done' by David Allen"

1. SE O SEU DIA-A-DIA ESTÁ FORA DE CONTROLE, É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL DE PENSAR ESTRATÉGICAMENTE OU PLANEAR COM EFICÁCIA.

Quando nos sentimos sobrecarregados com o quanto ainda temos que fazer (e quem não se sente?), é difícil ter um bom foco para assegurar que a nossa vida e trabalho se move na direcção que queremos. É por isso que é importante ter o controlo das nossas tarefas diárias antes de trabalhar no planeamento da grande visão da nossa vida.

GTD é uma abordagem "bottom-up" à produtividade. O objectivo é atingir uma sensação de conforto e controlo sobre o trabalho que temos agora, para que se liberte energia e espaço mental para outras coisas mais elevadas.

2. DEFINA O QUE É QUE "FEITO" SIGNIFICA.

A maioria das tarefas que as pessoas têm nas suas "listas de tarefas" são "pedaços amorfos de inexequibilidades" – compromissos sem uma visão clara daquilo que "feito" significa. Isto é um grande problema – o nosso cérebro está desenhado naturalmente para nos ajudar a descobrir como fazer coisas, mas apenas se soubermos com o que se parece aquilo onde queremos chegar.

Tudo aquilo em que trabalhamos deve ter um ponto de conclusão bem claro – um ponto onde sabemos que chegamos ao fim. Se não sabemos qual é esse ponto, vai ser difícil fazer qualquer progresso. Quando temos problemas em fazer progressos o primeiro passo é definir com o que se parece este ponto de conclusão.


3. O TRABALHO MENTAL TEM CINCO FASES DISTINTAS: RECOLHER, PROCESSAR, ORGANIZAR, FAZER E REVER.

Existem cinco fases separadas para gerir o trabalho de acordo com GTD:

  • Recolher é o acto de capturar todos os inputs: recursos, tarefas, ideias, etc. Conseguimos dar um melhor seguimento a todos os inputs se estiverem todos recolhidos num único recipiente (caixa de entrada).
  • Processar é o acto de examinar todos os inputs recolhidos e decidir qual o seu significado, objectivo e que compromisso queremos estabelecer.
  • Organizar significa pegar nos resultados da fase de Processar e colocá-los num sistema de confiança para que não tenhamos que nos lembrar de tudo. As tarefas vão para uma lista de tarefas, projectos para a lista de projectos, planos futuros para uma incubadora, informação de referência para uma arquivo, etc etc..
  • Fazer significa percorrer as tarefas que podem ser executadas no momento e completá-las.
  • Rever significa verificar que as listas, assim como todo o sistema está actualizado e de acordo com os nossos objectivos e compromissos. É também uma fase para rever a nossa estratégia e melhorar o sistema para obter melhores resultados.

Deve-se manter as fases deliberadamente separadas para se alcançar melhores resultados.

4. TIRE TUDO DA CABEÇA.

A maioria das pessoa tenta manter tudo o que precisam de saber e fazer na cabeça, o que é um grande erro. Os nossos cérebros estão optimizados para fazer decisões rápidas, não para armazenamento. Tentar gerir demasiadas coisas na cabeça ao mesmo tempo é a principal razão pela qual ficamos stressados quando há muita coisa a acontecer – estamos a usar a ferramenta errada para esse fim.

A melhor forma de parar com este mau hábito e começar a ser mais produtivo é despender de alguns minutos a pôr em papel tudo o que está na sua mente. Pode escrever, desenhar – seja o que for que funcione para si, desde que o veja claramente assim que acabar. Assim que a informação estiver fora da cabeça, é bastante mais fácil descobrir o que fazer com ela. Bastam 10 minutos de "exteriorização de pensamentos" para nos ajudar a sentir menos stressados com a carga de trabalho.

Claro que o melhor é nunca se sentir stressado em primeiro lugar, por isso facilite a recolha do que quer que esteja a pensar a qualquer instante. Eu levo comigo uma carteiro que tem espaço para pequenos cartões de papel e uma caneta – quando tenho uma ideia, é fácil capturá-la, mesmo que naquele instante não tenha comigo a minha agenda ou portátil. Se reduzirmos os obstáculos que temos à recolha de ideias, vamos naturalmente conseguir recolher muitas mais.

5. PROJECTOS E TAREFAS SÃO DUAS COISAS DIFERENTES E DEVEM SER GERIDOS SEPARADAMENTE.

Um dos maiores erros que as pessoas fazem quando tentam controlar as coisas que têm para fazer, é misturar tarefas e projectos. Essa é uma forma de se sentir sobrecarregado rapidamente – a maior parte das coisas não pode ser feita com apenas uma acção.

Por exemplo, acabei de escrever um livro que me levou um ano a terminar. Se eu tivesse escrito "escrever livro" na minha lista de tarefas, ia rapidamente sentir-me sobrecarregado – o projecto é demasiado grande. Em vez de "falhar" na conclusão dessa tarefa durante um ano inteiro, é melhor tratá-la como um projecto – algo que, segundo a nomenclatura GTD, leva mais do que uma tarefa para ser terminado. Eu não posso "escrever o livro", mas posso escreve pequenas partes dele, sempre que me sento para trabalhar.

Como projectos e tarefas são duas coisas diferentes, é melhor serem geridos separadamente. Eu levo comigo um pequeno caderno para anotar as tarefas a fazer e uma lista que me diz quais os meus projectos activos.

6. FOQUE-SE NA PRÓXIMA ACÇÃO NECESSÁRIA PARA IR EM FRENTE.

Os grandes projectos têm muitos passos e podem ser bastante complexos. A chave para lidar com esses projectos não é focar-se em tudo o que tem que ser feito – isso é a forma mais rápida de stressar!
A solução é sim focar-se apenas na próxima acção física que pode ser feita e que leva o projecto em frente. Esta acção pode ser procurar por alguma informação, fazer um telefonema, ou qualquer outra pequena tarefa. Seja o que for, a conclusão dessa tarefa irá pô-lo um passo mais próximo da conclusão do seu projecto, por isso não se preocupe com tudo o resto – foque-se apenas naquilo que pode fazer agora.

7. USE A "REGRA DOS 2 MINUTOS" PARA AS PEQUENAS TAREFAS.

Não se preocupe demasiado em controlar ou organizar as tarefas realmente pequenas – se conseguir concluir uma tarefa em menos de 2 minutos, faça-a logo! Escrever tudo para mais tarde rever acaba por gastar mais tempo do que se a fizer no mesmo instante.

Pessoalmente, eu estendi este período para 5 minutos – mantendo o mesmo princípio.

8. UTILIZE PASTAS DE REFERÊNCIA E UMDIA/TALVEZ PARA TODAS AS COISAS QUE NÃO TÊM ACÇÃO IMEDIATA.

Não faz sentido manter projectos a longo prazo ou informações de referência na lista de tarefas diária. Ter pastas (ou arquivos) de referência é uma óptima solução para guardar tudo aquilo que não tem nenhuma acção associada neste momento. Estes ficheiros podem ser físicos ou electrónicos – eu, por exemplo, guardo a minha papelada importante e documentos legais num cofre à prova de fogo, e ficheiros electrónicos e websites num ficheiro no meu computador.

As listas UmDia/Talvez são óptimas para adiar ideias que um dia podemos querer trabalhar, mas com as quais não queremos criar quaisquer compromissos agora. Eu tenho bastantes mais ideias do que a energia que tenho para as fazer a todas. Em vez de as perder, vou capturando-as numa pasta que as guarde para mais tarde, para quando tiver mais tempo e energia. Quando estiver pronto para me comprometer com um novo projecto, basta dar uma olhada à lista UmDia/Talvez e transformar uma destas ideias num projecto activo.

9. CONSTRUA UM SISTEMA DE CONFIANÇA QUE O AJUDE A GERIR TODOS OS SEUS COMPROMISSOS.

A nossa mente mantêm coisas em memória se souber que as vamos perder caso ela não o faça. É por isso que construir um sistema de produtividade é importante – ajuda a nossa mente a largar detalhes desnecessários para que se possa focar com eficácia nas tarefas a desempenhar em cada instante. É por isso que a Exteriorização funciona – quando pomos algo no papel ou num local onde sabemos que iremos encontrar mais tarde, estamos a libertar recursos mentais que podem ser melhor utilizados em outras coisas.

Um sistema de produtividade eficiente consiste em:

  • lista de tarefas activas - próximas acção a serem completadas nos próximos dias.
  • lista de projectos activos - projectos a completar nas próximas semanas/meses.
  • calendário - compromissos futuros com data e hora específica.
  • lista UmDia/Talvez - ideias a explorar, mas não agora.
  • referência - informação ou documentos que podem ser importantes para consultas futuras.
  • ferramenta de recolha - algo que ajuda a capturar as ideias e próximas acções assim que surgem na mente.

 10. RESERVE TEMPO DEDICADO A UMA REVISÃO SEMANAL

A vida muda muito rapidamente – às vezes temos tanto para fazer que se torna difícil dar um passo para trás e examinar se estamos ou não a obter os resultados que queremos e a caminhar na direcção certa. É por isso que é extremamente importante reservar e marcar tempo uma vez por semana para fazer a "Revisão Semanal".
Aqui estão algumas coisas que se devem incluir nesta revisão:

  • Processar e organizar – há coisas recolhidas mas que ainda não tenham sido processadas?
  • Rever tarefas activas – há tarefas para acrescentar, delegar, adiar ou remover?
  • Rever projectos activos – há projectos para acrescentar, delegar, adiar ou remover?
  • Rever o calendário – há compromissos a marcar, adiar ou remover? há tarefas relacionadas com compromissos passados ou futuros que devam ser inseridas no sistema?
  • UmDia/Talvez – alguma coisa que queira promover para projecto activo? alguma coisa para apagar por já não fazer sentido?
  • Referência – alguma coisa a adicionar ou actualizar? alguma coisa que vá precisar em breve?

Não deixe de fazer a revisão semanal – é extremamente importante se quer realmente reduzir o seu nível de stress. Pessoalmente, prefiro marcar a revisão semanal para o final da semana: sexta à tarde ou sábado de manhã. É uma óptima maneira de concluir a semana, sentir-me bem com tudo o que alcancei, planear a próxima semana e preparar-me para um bom fim de semana de descanso.

Fonte: GTD em 20 minutos

terça-feira, 7 de maio de 2013

[Dicas-L] OpenVOIP - Ligando empresas

Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Descadastramento

Acompanhe a Dicas-L no twitter

OpenVOIP - Ligando empresas

Colaboração: Silvio Garbes

Data de Publicação: 06 de maio de 2013

Hoje sabemos que a telefonia VOIP nas empresas é muito econômica. Porém quando uma empresa necessita comunicar com outra, normalmente existem dois métodos, ou por e-mail ou por telefonia pública (PSTN). O custo com a comunicação por e-mail é muito baixa, mas utilizando a rede pública de telefonia normalmente o custo é muito alto.

Dai nos perguntamos, por que o custo da comunicação por e-mail é tão eficiente e o custo é mais baixo? Abaixo segue os principais motivos:

  • Todas empresas que utilizam e-mail estão conectado na internet, seja utilizando uma banda maior ou menor de conexão, mas independente da quantidade de tempo para utiliza-la.
  • Todas empresas possuem um servidor de e-mail exclusivo para essa comunicação, tanto para comunicação interna quanto comunicação externa.
  • Duas empresas podem se comunicar independente se outros servidores de e-mail estão com problemas.

Novamente nos perguntamos, por que o custo da comunicação por telefonia publica é tão alta?

  • Toda empresa que utiliza telefonia pública tem que pagar para ter uma linha e pagar para falar com outro telefone. Quanto mais distante, mais caro é.
  • Toda empresa é dependente da infra estruturas das principais companhias de telefonia, pagando o valor que essas companhias quiserem, com poucas alternativas de fornecedores.

Outra pergunta, existe uma forma de economizar com telefonia?

A resposta é sim, utilizando VOIP. Uma empresa pode comunicar com a sua filial ou com seus diretores a custo zero em relação a telefonia. Mas normalmente essa tecnologia é utilizada somente internamente.

Por que essa tecnologia VOIP, é tão econômica e as empresas ainda utilizam a telefonia pública para se comunicar externamente? Porque as empresa não tem um sistema exclusivo para fazer a comunicação VOIP que seguem um mesmo padrão, da mesma forma que existe a comunicação por e-mail.

O OpenVOIP é uma solução Open Source para que empresas possam ter um padrão de comunicação VOIP. Para entendermos como ela funciona segue abaixo algumas figuras com as suas explicações:

Na Figura 1 é mostrado de forma resumida como é feita a comunicação utilizando a rede PSTN
Na Figura 2 é mostrado de forma resumida como é utilizado a telefonia VOIP nas empresa e como é feita a comunicação de uma empresa com outra utilizando a rede PSTN
Na Figura 3 é mostrado de forma resumida como é utilizado a internet para fazer a comunicação dos servidores de e-mails. Quando é enviado um e-mail de um servidor para outro, primeiramente é feita uma consulta DNS para saber qual o endereço ip dos servidores MX.
Na Figura 4 é mostrado de forma resumida como poderia ficar a comunicação híbrida utilizando a rede PSTN e a tecnologia VOIP para que as empresas se comuniquem.
Na Figura 5 é mostrado de forma detalhada como deve ser a utilização do sistema OpenVOIP para que empresas se comuniquem utilizando a tecnologia VOIP.

Situação 1

  1. O ramal "ramal-jose" do domínio "dominio-a.com.br" solicita o servidor OpenVOIP fazer uma ligação para o ramal "ramal-maria" do dominio "dominio-b.com.br"
  2. O servidor OpenVOIP faz uma consulta ao servidor DNS para saber qual o endereço do servidor VOIP do domínio "dominio-b.com.br".
  3. O servidor DNS pesquisa no "dominio-b.com.br" todas as entradas TXT e envia para o servidor OpenVOIP
  4. O servidor OpenVOIP localiza entre os registros TXT enviados pelo servidor DNS a entrada que possui o registro "voip=". Assim faz uma comunicação com o outro servidor VOIP (177.131.5.251) solicitando contato com o ramal "ramal-maria".
  5. O outro servidor VOIP localiza o ramal "ramal-maria"
  6. O ramal "ramal-maria" responde o contato e a conexão é estabelecida

Situação 2

  1. O ramal "ramal-jose" do domínio "dominio-a.com.br" solicita o servidor OpenVOIP fazer uma ligação para o número "3732612222"
  2. O servidor OpenVOIP faz uma consulta ao servidor WEB (www.openvoip.com.br) para saber qual o ramal e endereço do outro servidor VOIP.
  3. O servidor WEB pesquisa no banco de dados interno o redirecionamento do número "3732612222" e responde o ramal e ip do outro servidor VOIP.
  4. O servidor OpenVOIP separa o ramal do ip e faz uma comunicação com o outro servidor VOIP (177.131.5.251) solicitando contato com o ramal "ramal-maria".
  5. O outro servidor VOIP localiza o ramal "ramal-maria"
  6. O ramal "ramal-maria" responde o contato e a conexão é estabelecida

Infra-Estrutura

  • VMware Player (Máquina virtual)
  • Linux SliTaz (Sistema operacional Linux)
  • Asterisk (Servidor VOIP)
  • Registro.br (Servidor DNS)
  • Zoiper (Cliente VOIP)

Servidor

Instalação

VMware

  • Baixe o VMware e instale normalmente (next - next - next - finish).
  • Crie uma máquina virtual com HD IDE de 1GB e 256MB de RAM
  • Dê boot na iso do slitaz.iso

SliTaz

  • Ao iniciar o boot selecione o idioma "en_US" e teclado "br-abnt2". Esse idioma deve ser selecionado senão não conseguiremos instalar o sistema operacional no HD.
  • Vá no painel de configuração. Por padrão a senha do usuário root é "root"
  • Selecione "Install" e execute o Gparted para particionar o disco.
  • No particionamento do disco pode criar uma partição ext4 com o tamanho máximo do disco.
  • Depois de particionado, voltando a instalação marque as opções necessárias inclusive o Grub.
  • Pronto. O linux esta instalado. Reinicie e configure a rede no mesmo painel de configuração.

PS.: Algumas dicas:

Reiniciar: reboot
Desligar: poweroff
Reiniciar configuração de rede: /etc/init.d/network
Reiniciar firewall: /etc/init.d/firewall restart

OpenVOIP

  • Baixe a última versão do OpenVOIP no link "http://sourceforge.net/projects/openvoip/files/"
  • Descompacte o arquivo (tar -vzxf openvoip-20130505.tar.gz).
  • Entre no diretório criado (openvoip) e execute o install.sh (sh install.sh).
  • Nesse momento serão baixado todas as dependências (firewall, asterisk, openssh, php), configurado o asterisk e o firewall.
  • Após feito a instalação acesse o arquivo "/etc/asterisk/sip.conf" e veja qual a senha da conta "contato" para ser configurado no cliente VOIP.

Zoiper

Instale o cliente VOIP Zoiper e configure a conta "contato".

DNS

No domínio DNS crie uma entrada TXT com os seguites dados: voip=ip Ex.: voip=177.123.123.1 ou voip=servidor.no-ip.info

Links

Caso alguém queira ajudar no projeto, seja apenas utilizando, testando, divulgando ou fazendo melhorias, acesse o site "www.openvoip.com.br", baixe e faça a instalação do sistema OpenVOIP.

Sílvio Garbes Lara
Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web - IEC PUC MG
Bacharel em Sistemas de Informação - PUC MG
Linux Red Hat Certified System Administrator (RHCT e RHCSA)
IPv6 Certified Sage (Hurricane Eletric)

+ comente esta mensagem

Dicas-L: Uma dica por dia desde 3 de março de 1997
As mensagens da lista Dicas-L são veiculadas diariamente
para 24006 assinantes.
Newsfeed RSS: http://www.dicas-l.com.br/index.xml
Caso não queira mais receber estas mensagens clique aqui.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Amigos da Fundação Pró-Hemorio


Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o email comunicacao@fundacaoprohemorio.org.br ao seu catálogo de endereços.

A Fundação Pró-Hemorio respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.

[Dicas-L] Agenda Livre - V FSLDC - Fórum de Software Livre de Duque de Caxias - Chamada de trabalhos

Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Acompanhe a Dicas-L no twitter

V FSLDC - Fórum de Software Livre de Duque de Caxias - Chamada de trabalhos

Colaboração: Alessandro Silva

Data de Publicação: 03 de Maio de 2013

No dia 20 de julho de 2013, será realizado o V FSLDC - Fórum de Software Livre de Duque de Caxias, no hotel Mont Blanc, na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O evento apresentará a temática Tecnologia e Cultura Livre e contará com a presença de diversos palestrantes importantes no cenário nacional, considerados especialistas em suas áreas de atuação. Entre os assuntos em destaque no V FSLDC, estarão desenvolvimento de software, administração de sistemas, cloud computing, computação gráfica livre, negócios e cases de sucesso, mobile, educação, software livre no desktop, entre outros. Em cinco edições, mais de duas mil pessoas já participaram, entre participantes, palestrantes e voluntários. Anualmente, Duque de Caxias, que está entre as cidades mais ricas do país, abre as portas para o Software Livre e torna-se ponto de encontro das comunidades para troca de ideias, discussão de projetos e debates em torno desse tema. Venha você também participar desse espetáculo do desenvolvimento colaborativo, seja como participante, palestrante ou voluntário.

Interessados em submeter propostas, acessem o site http://2013.fsldc.org

Ficha técnica

IV Fórum de Software Livre de Duque de Caxias
Data: 20 de Julho de 2013
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Mont Blanc - Duque de Caxias - Rio de Janeiro
Site: http://2013.fsldc.org

Importe este compromisso para sua agenda do Google, Kolab, etc
Formato CSV Formato iCal

Dicas-L: Uma dica por dia desde 3 de março de 1997
As mensagens da lista Dicas-L são veiculadas diariamente
para 24007 assinantes.
Newsfeed RSS: http://www.dicas-l.com.br/index.xml
Caso não queira mais receber estas mensagens clique aqui.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

[Dicas-L] Agenda Livre - Ganhador da promoção de abril Editora Novatec/Dicas-L: Livro "Primeiros passos com Raspberry Pi"

Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Acompanhe a Dicas-L no twitter

Ganhador do livro "Primeiros Passos com Raspberry Pi" - Promoção Editora Novatec/Dicas-L

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 02 de Maio de 2013

O vencedor do sorteio do livro Primeiros Passos com Rasperry, foi o colaborador Alexandro Silva. O Alexandro, com 67 artigos publicados, é o 2º colaborador mais ativo da Dicas-L. A sua dica foi publicada no dia 23 de abril de 2013, com o título Otimizando a detecção de ataques de SQLi com evasão do Ossec HIDS.

Conforme divulgado, o sorteio foi feito por meio do site Random.org, através da seleção de um número aleatório entre os números 1 e 30. Reproduzo a seguir um screendump do resultado do sorteio.

Em maio a promoção continua com o sorteio do livro Lojas virtuais em Magento.

Sobre o livro "Primeiros Passos com o Raspberry Pi"

O que você pode fazer com o Raspberry Pi, um computador de US$ 35 do tamanho de um cartão de crédito? Todo tipo de coisas! Se você está aprendendo a programar ou procurando construir novos projetos eletrônicos, este guia prático mostrar-lhe-á quão valiosa essa pequena e flexível plataforma pode ser.

Este livro apresenta, passo a passo, muitas possibilidades de aprendizagem e diversão. Aproveite as diversas linguagens de programação pré-instaladas. Use o Raspberry Pi com o Arduino. Crie projetos conectados à internet. Divirta-se com aplicações multimídia. Com o Raspberry Pi, você pode fazer tudo isso e muito mais.

Familiarize-se com recursos de hardware na placa do Pi.

  • Aprenda o suficiente de Linux para usar o sistema operacional.
  • Aprenda o básico de Python e Scratch ? e comece a programar.
  • Desenhe gráficos, reproduza sons e manipule eventos de mouse com a biblioteca Pygame.
  • Use os pinos de entrada e saída do Pi para fazer experiências com hardware.
  • Descubra como o Arduino e o Raspberry Pi se complementam.
  • Integre webcams USB e outros periféricos em seus projetos.
  • Crie seu próprio servidor web no Raspberry Pi usando Python.

Download dos exemplos apresentados no livro: http://examples.oreilly.com/0636920023371/

Saiba mais sobre este livro

Importe este compromisso para sua agenda do Google, Kolab, etc
Formato CSV Formato iCal

Dicas-L: Uma dica por dia desde 3 de março de 1997
As mensagens da lista Dicas-L são veiculadas diariamente
para 24001 assinantes.
Newsfeed RSS: http://www.dicas-l.com.br/index.xml
Caso não queira mais receber estas mensagens clique aqui.

[Dicas-L] Skype no Ubuntu 13.04

Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui.
Logotipo Dicas-L, por Ricardo Burile

Descadastramento

Acompanhe a Dicas-L no twitter

Skype no Ubuntu 13.04

Colaboração: Rogerio Acquadro

Data de Publicação: 02 de maio de 2013

Notei que depois que atualizei o meu Ubuntu, o Skype no Unity não abria.

Ao abrir pelo terminal, recebia a clássica mensagem de erro:

      $ skype    Segmentation fault (core dumped)  

A solução foi criar um arquivo especial de configuração. Abra um terminal e digite:

      sudo nano /etc/ld.so.conf.d/skype.conf  

Copie e cole a seguinte linha dentro do arquivo

      usr/lib/i386-linux-gnu/mesa/  

Salve o arquivo e rode o comando abaixo:

      sudo ldconfig -v  

O Skype voltará a funcionar normalmente.

+ comente esta mensagem

Dicas-L: Uma dica por dia desde 3 de março de 1997
As mensagens da lista Dicas-L são veiculadas diariamente
para 23999 assinantes.
Newsfeed RSS: http://www.dicas-l.com.br/index.xml
Caso não queira mais receber estas mensagens clique aqui.