quarta-feira, 8 de maio de 2013

[Cisco] Quintas Quinze - A importância do suporte a IPv6 na sua LAN para mantê-la segura


Cisco     Quintas Quinze

Quint@s Quinze
Quinta-feira às 15h
(horário de Brasília)

09 de maio de 2013

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Felipe Vidal,

Você sabe como manter-se atualizado em tecnologia?

Participe do Quint@s Quinze, o primeiro webcast semanal de tecnologia pela internet. Saiba das principais novidades e tendências do mercado com os especialistas da Cisco & convidados.

A cada semana, um novo tema relevante sobre soluções e aplicações em negócios.

Tema desta semana: A importância do suporte a IPv6 na sua LAN para mantê-la segura

Dia: 09 de maio de 2013 Quinta-feira
Hora: 15:00h (horário de Brasília)

A grande maioria dos sistemas operacionais utilizados nas empresas hoje suporta IPv6, e o prefere em relação ao IPv4 caso possuam conectividade em ambos os protocolos.

Desta forma, mesmo que a sua rede não possua suporte a IPv6, os seus hosts já podem utilizar este protocolo para comunicação entre eles na sua rede local.

Esta sessão ajudará a entender as implicações de segurança que este suporte pode trazer, e como mitigar estes riscos através de funcionalidades fundamentais para IPv6 na infraestrutura de Switching de sua empresa.

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Participe: toda Quinta às Quinze horas. áudio, vídeo e imagens compartilhadas em um espaço Web 2.0, além de chat para perguntas e respostas. Vagas limitadas.

Clique aqui para conferir a agenda dos próximos ou então assistir as edições anteriores.

 

Igor Giangrossi

Igor GiangrossiEngenheiro Consultor do grupo de Arquiteturas da Cisco do Brasil, atua em projetos de redes fixas e móveis para operadoras no mercado nacional. Possui 17 anos de experiência no mercado de redes e telecomunicações em diversas posições no Brasil e América Latina, sendo os últimos 10 anos exclusivamente dedicados ao mercado de operadoras. Igor é formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá e certificado CCIE Service Provider.



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[Dicas-L] Novidades versão 2.5.1 Expresso

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Novidades versão 2.5.1 Expresso

Colaboração: Vacy Alvaro

Data de Publicação: 08 de maio de 2013

Na versão 2.5.1 do Expresso recém-lançada na comunidade e disponível na seção de downloads do site promete facilitar (e muito) a vida dos usuários na hora de acompanhar a execução de atividades e tarefas. Antes era preciso abrir cada um desses compromissos de maneira independente só para visualizar o status.

No novo modo de exibição, as tarefas e atividades (diárias, mensais e semanais) estão dispostas no calendário da interface principal da Agenda. Bolinhas (com variações de cores) apontam o status de execução da tarefa ou atividade correspondente.

Saiba mais

Criando filtros de mensagens no Expresso 2.5.1 Alpha

A versão 2.5.1 Alpha do Expresso, recém-lançada na comunidade traz uma série de melhorias e novas funcionalidades. Entre elas, está a possibilidade de criar filtros a partir de uma mensagem. A alternativa deve trazer uma economia de tempo considerável ao usuário, eliminando várias etapas no processo.

Até então o usuário precisava se deslocar com o mouse até a opção de Criar Filtro presente no menu Ferramentas e criar um filtro informando manualmente os dados da mensagem, para que as mensagens semelhantes sejam filtradas e sofram as ações definidas pelo usuário.

O procedimento é simples e dividido em três passos.

Saiba mais

Quer anexar mensagens no Expresso? Basta arrastar e soltar!

A versão 2.5.1 Alpha do Expresso está disponível para testes na seção de downloads do site do Expresso Livre (http://goo.gl/Dp1jC). Entre as melhorias da suíte, destaque para a nova e bem mais fácil - maneira de anexar mensagens, com o recurso de drag-and-drop (arrastar e soltar).

Agora, além da possibilidade de anexar mensagens através do botão Anexar Mensagem presente na tela de composição de uma mensagem, é possível também arrastar uma mensagem aberta em leitura para dentro de uma mensagem em composição, anexando-a automaticamente.

Com a nova funcionalidade, o usuário ganha em facilidade e na economia de tempo (e de cliques)! Confira mais detalhes

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GTD em 20 minutos

GTD em 20 minutos

Este artigo é indicado para pessoas que estejam a entrar em contacto com o sistema GTD pela primeira vez. Resume algumas das principais ideias chave do funcionamento de GTD, não sendo no entanto uma solução para se entender e aprender a praticar GTD.

Traduzido e adaptado do original "Book summary: 10 Big ideas from 'Getting Things Done' by David Allen"

1. SE O SEU DIA-A-DIA ESTÁ FORA DE CONTROLE, É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL DE PENSAR ESTRATÉGICAMENTE OU PLANEAR COM EFICÁCIA.

Quando nos sentimos sobrecarregados com o quanto ainda temos que fazer (e quem não se sente?), é difícil ter um bom foco para assegurar que a nossa vida e trabalho se move na direcção que queremos. É por isso que é importante ter o controlo das nossas tarefas diárias antes de trabalhar no planeamento da grande visão da nossa vida.

GTD é uma abordagem "bottom-up" à produtividade. O objectivo é atingir uma sensação de conforto e controlo sobre o trabalho que temos agora, para que se liberte energia e espaço mental para outras coisas mais elevadas.

2. DEFINA O QUE É QUE "FEITO" SIGNIFICA.

A maioria das tarefas que as pessoas têm nas suas "listas de tarefas" são "pedaços amorfos de inexequibilidades" – compromissos sem uma visão clara daquilo que "feito" significa. Isto é um grande problema – o nosso cérebro está desenhado naturalmente para nos ajudar a descobrir como fazer coisas, mas apenas se soubermos com o que se parece aquilo onde queremos chegar.

Tudo aquilo em que trabalhamos deve ter um ponto de conclusão bem claro – um ponto onde sabemos que chegamos ao fim. Se não sabemos qual é esse ponto, vai ser difícil fazer qualquer progresso. Quando temos problemas em fazer progressos o primeiro passo é definir com o que se parece este ponto de conclusão.


3. O TRABALHO MENTAL TEM CINCO FASES DISTINTAS: RECOLHER, PROCESSAR, ORGANIZAR, FAZER E REVER.

Existem cinco fases separadas para gerir o trabalho de acordo com GTD:

  • Recolher é o acto de capturar todos os inputs: recursos, tarefas, ideias, etc. Conseguimos dar um melhor seguimento a todos os inputs se estiverem todos recolhidos num único recipiente (caixa de entrada).
  • Processar é o acto de examinar todos os inputs recolhidos e decidir qual o seu significado, objectivo e que compromisso queremos estabelecer.
  • Organizar significa pegar nos resultados da fase de Processar e colocá-los num sistema de confiança para que não tenhamos que nos lembrar de tudo. As tarefas vão para uma lista de tarefas, projectos para a lista de projectos, planos futuros para uma incubadora, informação de referência para uma arquivo, etc etc..
  • Fazer significa percorrer as tarefas que podem ser executadas no momento e completá-las.
  • Rever significa verificar que as listas, assim como todo o sistema está actualizado e de acordo com os nossos objectivos e compromissos. É também uma fase para rever a nossa estratégia e melhorar o sistema para obter melhores resultados.

Deve-se manter as fases deliberadamente separadas para se alcançar melhores resultados.

4. TIRE TUDO DA CABEÇA.

A maioria das pessoa tenta manter tudo o que precisam de saber e fazer na cabeça, o que é um grande erro. Os nossos cérebros estão optimizados para fazer decisões rápidas, não para armazenamento. Tentar gerir demasiadas coisas na cabeça ao mesmo tempo é a principal razão pela qual ficamos stressados quando há muita coisa a acontecer – estamos a usar a ferramenta errada para esse fim.

A melhor forma de parar com este mau hábito e começar a ser mais produtivo é despender de alguns minutos a pôr em papel tudo o que está na sua mente. Pode escrever, desenhar – seja o que for que funcione para si, desde que o veja claramente assim que acabar. Assim que a informação estiver fora da cabeça, é bastante mais fácil descobrir o que fazer com ela. Bastam 10 minutos de "exteriorização de pensamentos" para nos ajudar a sentir menos stressados com a carga de trabalho.

Claro que o melhor é nunca se sentir stressado em primeiro lugar, por isso facilite a recolha do que quer que esteja a pensar a qualquer instante. Eu levo comigo uma carteiro que tem espaço para pequenos cartões de papel e uma caneta – quando tenho uma ideia, é fácil capturá-la, mesmo que naquele instante não tenha comigo a minha agenda ou portátil. Se reduzirmos os obstáculos que temos à recolha de ideias, vamos naturalmente conseguir recolher muitas mais.

5. PROJECTOS E TAREFAS SÃO DUAS COISAS DIFERENTES E DEVEM SER GERIDOS SEPARADAMENTE.

Um dos maiores erros que as pessoas fazem quando tentam controlar as coisas que têm para fazer, é misturar tarefas e projectos. Essa é uma forma de se sentir sobrecarregado rapidamente – a maior parte das coisas não pode ser feita com apenas uma acção.

Por exemplo, acabei de escrever um livro que me levou um ano a terminar. Se eu tivesse escrito "escrever livro" na minha lista de tarefas, ia rapidamente sentir-me sobrecarregado – o projecto é demasiado grande. Em vez de "falhar" na conclusão dessa tarefa durante um ano inteiro, é melhor tratá-la como um projecto – algo que, segundo a nomenclatura GTD, leva mais do que uma tarefa para ser terminado. Eu não posso "escrever o livro", mas posso escreve pequenas partes dele, sempre que me sento para trabalhar.

Como projectos e tarefas são duas coisas diferentes, é melhor serem geridos separadamente. Eu levo comigo um pequeno caderno para anotar as tarefas a fazer e uma lista que me diz quais os meus projectos activos.

6. FOQUE-SE NA PRÓXIMA ACÇÃO NECESSÁRIA PARA IR EM FRENTE.

Os grandes projectos têm muitos passos e podem ser bastante complexos. A chave para lidar com esses projectos não é focar-se em tudo o que tem que ser feito – isso é a forma mais rápida de stressar!
A solução é sim focar-se apenas na próxima acção física que pode ser feita e que leva o projecto em frente. Esta acção pode ser procurar por alguma informação, fazer um telefonema, ou qualquer outra pequena tarefa. Seja o que for, a conclusão dessa tarefa irá pô-lo um passo mais próximo da conclusão do seu projecto, por isso não se preocupe com tudo o resto – foque-se apenas naquilo que pode fazer agora.

7. USE A "REGRA DOS 2 MINUTOS" PARA AS PEQUENAS TAREFAS.

Não se preocupe demasiado em controlar ou organizar as tarefas realmente pequenas – se conseguir concluir uma tarefa em menos de 2 minutos, faça-a logo! Escrever tudo para mais tarde rever acaba por gastar mais tempo do que se a fizer no mesmo instante.

Pessoalmente, eu estendi este período para 5 minutos – mantendo o mesmo princípio.

8. UTILIZE PASTAS DE REFERÊNCIA E UMDIA/TALVEZ PARA TODAS AS COISAS QUE NÃO TÊM ACÇÃO IMEDIATA.

Não faz sentido manter projectos a longo prazo ou informações de referência na lista de tarefas diária. Ter pastas (ou arquivos) de referência é uma óptima solução para guardar tudo aquilo que não tem nenhuma acção associada neste momento. Estes ficheiros podem ser físicos ou electrónicos – eu, por exemplo, guardo a minha papelada importante e documentos legais num cofre à prova de fogo, e ficheiros electrónicos e websites num ficheiro no meu computador.

As listas UmDia/Talvez são óptimas para adiar ideias que um dia podemos querer trabalhar, mas com as quais não queremos criar quaisquer compromissos agora. Eu tenho bastantes mais ideias do que a energia que tenho para as fazer a todas. Em vez de as perder, vou capturando-as numa pasta que as guarde para mais tarde, para quando tiver mais tempo e energia. Quando estiver pronto para me comprometer com um novo projecto, basta dar uma olhada à lista UmDia/Talvez e transformar uma destas ideias num projecto activo.

9. CONSTRUA UM SISTEMA DE CONFIANÇA QUE O AJUDE A GERIR TODOS OS SEUS COMPROMISSOS.

A nossa mente mantêm coisas em memória se souber que as vamos perder caso ela não o faça. É por isso que construir um sistema de produtividade é importante – ajuda a nossa mente a largar detalhes desnecessários para que se possa focar com eficácia nas tarefas a desempenhar em cada instante. É por isso que a Exteriorização funciona – quando pomos algo no papel ou num local onde sabemos que iremos encontrar mais tarde, estamos a libertar recursos mentais que podem ser melhor utilizados em outras coisas.

Um sistema de produtividade eficiente consiste em:

  • lista de tarefas activas - próximas acção a serem completadas nos próximos dias.
  • lista de projectos activos - projectos a completar nas próximas semanas/meses.
  • calendário - compromissos futuros com data e hora específica.
  • lista UmDia/Talvez - ideias a explorar, mas não agora.
  • referência - informação ou documentos que podem ser importantes para consultas futuras.
  • ferramenta de recolha - algo que ajuda a capturar as ideias e próximas acções assim que surgem na mente.

 10. RESERVE TEMPO DEDICADO A UMA REVISÃO SEMANAL

A vida muda muito rapidamente – às vezes temos tanto para fazer que se torna difícil dar um passo para trás e examinar se estamos ou não a obter os resultados que queremos e a caminhar na direcção certa. É por isso que é extremamente importante reservar e marcar tempo uma vez por semana para fazer a "Revisão Semanal".
Aqui estão algumas coisas que se devem incluir nesta revisão:

  • Processar e organizar – há coisas recolhidas mas que ainda não tenham sido processadas?
  • Rever tarefas activas – há tarefas para acrescentar, delegar, adiar ou remover?
  • Rever projectos activos – há projectos para acrescentar, delegar, adiar ou remover?
  • Rever o calendário – há compromissos a marcar, adiar ou remover? há tarefas relacionadas com compromissos passados ou futuros que devam ser inseridas no sistema?
  • UmDia/Talvez – alguma coisa que queira promover para projecto activo? alguma coisa para apagar por já não fazer sentido?
  • Referência – alguma coisa a adicionar ou actualizar? alguma coisa que vá precisar em breve?

Não deixe de fazer a revisão semanal – é extremamente importante se quer realmente reduzir o seu nível de stress. Pessoalmente, prefiro marcar a revisão semanal para o final da semana: sexta à tarde ou sábado de manhã. É uma óptima maneira de concluir a semana, sentir-me bem com tudo o que alcancei, planear a próxima semana e preparar-me para um bom fim de semana de descanso.

Fonte: GTD em 20 minutos

terça-feira, 7 de maio de 2013

[Dicas-L] OpenVOIP - Ligando empresas

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OpenVOIP - Ligando empresas

Colaboração: Silvio Garbes

Data de Publicação: 06 de maio de 2013

Hoje sabemos que a telefonia VOIP nas empresas é muito econômica. Porém quando uma empresa necessita comunicar com outra, normalmente existem dois métodos, ou por e-mail ou por telefonia pública (PSTN). O custo com a comunicação por e-mail é muito baixa, mas utilizando a rede pública de telefonia normalmente o custo é muito alto.

Dai nos perguntamos, por que o custo da comunicação por e-mail é tão eficiente e o custo é mais baixo? Abaixo segue os principais motivos:

  • Todas empresas que utilizam e-mail estão conectado na internet, seja utilizando uma banda maior ou menor de conexão, mas independente da quantidade de tempo para utiliza-la.
  • Todas empresas possuem um servidor de e-mail exclusivo para essa comunicação, tanto para comunicação interna quanto comunicação externa.
  • Duas empresas podem se comunicar independente se outros servidores de e-mail estão com problemas.

Novamente nos perguntamos, por que o custo da comunicação por telefonia publica é tão alta?

  • Toda empresa que utiliza telefonia pública tem que pagar para ter uma linha e pagar para falar com outro telefone. Quanto mais distante, mais caro é.
  • Toda empresa é dependente da infra estruturas das principais companhias de telefonia, pagando o valor que essas companhias quiserem, com poucas alternativas de fornecedores.

Outra pergunta, existe uma forma de economizar com telefonia?

A resposta é sim, utilizando VOIP. Uma empresa pode comunicar com a sua filial ou com seus diretores a custo zero em relação a telefonia. Mas normalmente essa tecnologia é utilizada somente internamente.

Por que essa tecnologia VOIP, é tão econômica e as empresas ainda utilizam a telefonia pública para se comunicar externamente? Porque as empresa não tem um sistema exclusivo para fazer a comunicação VOIP que seguem um mesmo padrão, da mesma forma que existe a comunicação por e-mail.

O OpenVOIP é uma solução Open Source para que empresas possam ter um padrão de comunicação VOIP. Para entendermos como ela funciona segue abaixo algumas figuras com as suas explicações:

Na Figura 1 é mostrado de forma resumida como é feita a comunicação utilizando a rede PSTN
Na Figura 2 é mostrado de forma resumida como é utilizado a telefonia VOIP nas empresa e como é feita a comunicação de uma empresa com outra utilizando a rede PSTN
Na Figura 3 é mostrado de forma resumida como é utilizado a internet para fazer a comunicação dos servidores de e-mails. Quando é enviado um e-mail de um servidor para outro, primeiramente é feita uma consulta DNS para saber qual o endereço ip dos servidores MX.
Na Figura 4 é mostrado de forma resumida como poderia ficar a comunicação híbrida utilizando a rede PSTN e a tecnologia VOIP para que as empresas se comuniquem.
Na Figura 5 é mostrado de forma detalhada como deve ser a utilização do sistema OpenVOIP para que empresas se comuniquem utilizando a tecnologia VOIP.

Situação 1

  1. O ramal "ramal-jose" do domínio "dominio-a.com.br" solicita o servidor OpenVOIP fazer uma ligação para o ramal "ramal-maria" do dominio "dominio-b.com.br"
  2. O servidor OpenVOIP faz uma consulta ao servidor DNS para saber qual o endereço do servidor VOIP do domínio "dominio-b.com.br".
  3. O servidor DNS pesquisa no "dominio-b.com.br" todas as entradas TXT e envia para o servidor OpenVOIP
  4. O servidor OpenVOIP localiza entre os registros TXT enviados pelo servidor DNS a entrada que possui o registro "voip=". Assim faz uma comunicação com o outro servidor VOIP (177.131.5.251) solicitando contato com o ramal "ramal-maria".
  5. O outro servidor VOIP localiza o ramal "ramal-maria"
  6. O ramal "ramal-maria" responde o contato e a conexão é estabelecida

Situação 2

  1. O ramal "ramal-jose" do domínio "dominio-a.com.br" solicita o servidor OpenVOIP fazer uma ligação para o número "3732612222"
  2. O servidor OpenVOIP faz uma consulta ao servidor WEB (www.openvoip.com.br) para saber qual o ramal e endereço do outro servidor VOIP.
  3. O servidor WEB pesquisa no banco de dados interno o redirecionamento do número "3732612222" e responde o ramal e ip do outro servidor VOIP.
  4. O servidor OpenVOIP separa o ramal do ip e faz uma comunicação com o outro servidor VOIP (177.131.5.251) solicitando contato com o ramal "ramal-maria".
  5. O outro servidor VOIP localiza o ramal "ramal-maria"
  6. O ramal "ramal-maria" responde o contato e a conexão é estabelecida

Infra-Estrutura

  • VMware Player (Máquina virtual)
  • Linux SliTaz (Sistema operacional Linux)
  • Asterisk (Servidor VOIP)
  • Registro.br (Servidor DNS)
  • Zoiper (Cliente VOIP)

Servidor

Instalação

VMware

  • Baixe o VMware e instale normalmente (next - next - next - finish).
  • Crie uma máquina virtual com HD IDE de 1GB e 256MB de RAM
  • Dê boot na iso do slitaz.iso

SliTaz

  • Ao iniciar o boot selecione o idioma "en_US" e teclado "br-abnt2". Esse idioma deve ser selecionado senão não conseguiremos instalar o sistema operacional no HD.
  • Vá no painel de configuração. Por padrão a senha do usuário root é "root"
  • Selecione "Install" e execute o Gparted para particionar o disco.
  • No particionamento do disco pode criar uma partição ext4 com o tamanho máximo do disco.
  • Depois de particionado, voltando a instalação marque as opções necessárias inclusive o Grub.
  • Pronto. O linux esta instalado. Reinicie e configure a rede no mesmo painel de configuração.

PS.: Algumas dicas:

Reiniciar: reboot
Desligar: poweroff
Reiniciar configuração de rede: /etc/init.d/network
Reiniciar firewall: /etc/init.d/firewall restart

OpenVOIP

  • Baixe a última versão do OpenVOIP no link "http://sourceforge.net/projects/openvoip/files/"
  • Descompacte o arquivo (tar -vzxf openvoip-20130505.tar.gz).
  • Entre no diretório criado (openvoip) e execute o install.sh (sh install.sh).
  • Nesse momento serão baixado todas as dependências (firewall, asterisk, openssh, php), configurado o asterisk e o firewall.
  • Após feito a instalação acesse o arquivo "/etc/asterisk/sip.conf" e veja qual a senha da conta "contato" para ser configurado no cliente VOIP.

Zoiper

Instale o cliente VOIP Zoiper e configure a conta "contato".

DNS

No domínio DNS crie uma entrada TXT com os seguites dados: voip=ip Ex.: voip=177.123.123.1 ou voip=servidor.no-ip.info

Links

Caso alguém queira ajudar no projeto, seja apenas utilizando, testando, divulgando ou fazendo melhorias, acesse o site "www.openvoip.com.br", baixe e faça a instalação do sistema OpenVOIP.

Sílvio Garbes Lara
Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web - IEC PUC MG
Bacharel em Sistemas de Informação - PUC MG
Linux Red Hat Certified System Administrator (RHCT e RHCSA)
IPv6 Certified Sage (Hurricane Eletric)

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sexta-feira, 3 de maio de 2013

Amigos da Fundação Pró-Hemorio


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[Dicas-L] Agenda Livre - V FSLDC - Fórum de Software Livre de Duque de Caxias - Chamada de trabalhos

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V FSLDC - Fórum de Software Livre de Duque de Caxias - Chamada de trabalhos

Colaboração: Alessandro Silva

Data de Publicação: 03 de Maio de 2013

No dia 20 de julho de 2013, será realizado o V FSLDC - Fórum de Software Livre de Duque de Caxias, no hotel Mont Blanc, na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O evento apresentará a temática Tecnologia e Cultura Livre e contará com a presença de diversos palestrantes importantes no cenário nacional, considerados especialistas em suas áreas de atuação. Entre os assuntos em destaque no V FSLDC, estarão desenvolvimento de software, administração de sistemas, cloud computing, computação gráfica livre, negócios e cases de sucesso, mobile, educação, software livre no desktop, entre outros. Em cinco edições, mais de duas mil pessoas já participaram, entre participantes, palestrantes e voluntários. Anualmente, Duque de Caxias, que está entre as cidades mais ricas do país, abre as portas para o Software Livre e torna-se ponto de encontro das comunidades para troca de ideias, discussão de projetos e debates em torno desse tema. Venha você também participar desse espetáculo do desenvolvimento colaborativo, seja como participante, palestrante ou voluntário.

Interessados em submeter propostas, acessem o site http://2013.fsldc.org

Ficha técnica

IV Fórum de Software Livre de Duque de Caxias
Data: 20 de Julho de 2013
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Mont Blanc - Duque de Caxias - Rio de Janeiro
Site: http://2013.fsldc.org

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quinta-feira, 2 de maio de 2013

[Dicas-L] Agenda Livre - Ganhador da promoção de abril Editora Novatec/Dicas-L: Livro "Primeiros passos com Raspberry Pi"

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Ganhador do livro "Primeiros Passos com Raspberry Pi" - Promoção Editora Novatec/Dicas-L

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 02 de Maio de 2013

O vencedor do sorteio do livro Primeiros Passos com Rasperry, foi o colaborador Alexandro Silva. O Alexandro, com 67 artigos publicados, é o 2º colaborador mais ativo da Dicas-L. A sua dica foi publicada no dia 23 de abril de 2013, com o título Otimizando a detecção de ataques de SQLi com evasão do Ossec HIDS.

Conforme divulgado, o sorteio foi feito por meio do site Random.org, através da seleção de um número aleatório entre os números 1 e 30. Reproduzo a seguir um screendump do resultado do sorteio.

Em maio a promoção continua com o sorteio do livro Lojas virtuais em Magento.

Sobre o livro "Primeiros Passos com o Raspberry Pi"

O que você pode fazer com o Raspberry Pi, um computador de US$ 35 do tamanho de um cartão de crédito? Todo tipo de coisas! Se você está aprendendo a programar ou procurando construir novos projetos eletrônicos, este guia prático mostrar-lhe-á quão valiosa essa pequena e flexível plataforma pode ser.

Este livro apresenta, passo a passo, muitas possibilidades de aprendizagem e diversão. Aproveite as diversas linguagens de programação pré-instaladas. Use o Raspberry Pi com o Arduino. Crie projetos conectados à internet. Divirta-se com aplicações multimídia. Com o Raspberry Pi, você pode fazer tudo isso e muito mais.

Familiarize-se com recursos de hardware na placa do Pi.

  • Aprenda o suficiente de Linux para usar o sistema operacional.
  • Aprenda o básico de Python e Scratch ? e comece a programar.
  • Desenhe gráficos, reproduza sons e manipule eventos de mouse com a biblioteca Pygame.
  • Use os pinos de entrada e saída do Pi para fazer experiências com hardware.
  • Descubra como o Arduino e o Raspberry Pi se complementam.
  • Integre webcams USB e outros periféricos em seus projetos.
  • Crie seu próprio servidor web no Raspberry Pi usando Python.

Download dos exemplos apresentados no livro: http://examples.oreilly.com/0636920023371/

Saiba mais sobre este livro

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[Dicas-L] Skype no Ubuntu 13.04

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Skype no Ubuntu 13.04

Colaboração: Rogerio Acquadro

Data de Publicação: 02 de maio de 2013

Notei que depois que atualizei o meu Ubuntu, o Skype no Unity não abria.

Ao abrir pelo terminal, recebia a clássica mensagem de erro:

      $ skype    Segmentation fault (core dumped)  

A solução foi criar um arquivo especial de configuração. Abra um terminal e digite:

      sudo nano /etc/ld.so.conf.d/skype.conf  

Copie e cole a seguinte linha dentro do arquivo

      usr/lib/i386-linux-gnu/mesa/  

Salve o arquivo e rode o comando abaixo:

      sudo ldconfig -v  

O Skype voltará a funcionar normalmente.

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terça-feira, 30 de abril de 2013

Fwd: [TechRepublic] Protect your privacy with these five apps


Daily Digest

TechRepublic Member | April 30, 2013

Protect your privacy with these five applications

There are a number of different utilities that you can use to mitigate risk and help protect your privacy. Read more

Five applications that can protect your privacy

Resource of the day

ZDNet Asia IT Priorities 2013 Report

Download the full report to read more about the strategies, priorities and implementation plans of Asian IT leaders and professionals in 2013.


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